terça-feira, 31 de julho de 2012

Origem: DESCALVADO - SP

DESCALVADO!!!
(Matheus Tognetti)
Desde que sai de minha cidade natal quando perguntam de onde eu sou, estufo o peito e digo; Sou de Descalvado!!!   uhauhauhaua  e sempre me retornam com outras perguntas...   onde é isso? oque significa? como é mesmo, pode repetir?  rsss...   

É fácil localizar no mapa, muitas são as cidades de referência, mas o mais curioso é que quase todas essas cidades surgiram no mapa depois de Descalvado.
Conheci quase todos  os morros, rios e cachoeiras de Descalvado e sei que somos privilegiados.
Infelizmente não é aproveitado o potencial Eco Turístico do Município, e lugares maravilhosos próximos a cidade encontram-se até hoje abandonados.
Cachoeira do Salto do Pantano

Localizada no Rio do Pântano, altura de  42 metros, com volume de água de 800 litros por segundo, dista 7 km do centro da cidade. 
Significado do Nome DESCALVADO
Vem do nome de um morro, ou precisamente do Morro do Descalvado  
Aniversário daCidade:
08 de Setembro 

População:
31.053 habitantes  

 
Localização:
Noroeste do Estado de São Paulo  
Limites:
Norte - Luiz Antonio.Noroeste - Santa Rita do Passa Quatro.
Leste - Porto Ferreira.
Sul - Analândia.
Sudeste - Pirassununga.
Oeste - São Carlos. 

Distância da Capital:
242 Km 


ORIGEM DO NOME DE DESCALVADO 
(Gerson Álfio De Marco)
Vem do nome de um morro, ou precisamente do Morro do Descalvado. Antes da ereção da Capela de Nossa Senhora do Belém, em 1832, por José Ferreira da Silva, as terras de Descalvado não teriam nome, pois eram fundo de Rio Claro ou de Araraquara. Mais de Rio Claro, embora não de princípio unido a ele, administrativa e juridicamente. Ao ser elevado a Freguesia, deram a Descalvado o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Belém do Descalvado. Por que? Por que o acréscimo: Descalvado? José Ferreira da Silva, com certeza quis completar a denominação com uma adenda, que caracterizasse o ambiente. Qual a razão da escolha? Não erraremos, se dissermos que o povoado mais buscado pelos povoadores, quando de suas necessidades de alimentação, abrigo, compras de armas e munições e coisas imprescindíveis ao labor agrícola e mesmo cautelas de ordem jurídica, era Rio Claro. Para tanto, deveria haver um caminho e, havendo esse caminho, certamente deveria passar ele pelas proximidades da Serra do Descalvado, e do morro de igual nome. Daí a escolha do belo acidente geográfico. E quem sabe tenha contribuído poderosamente para isso o fato de o sul de nosso município atual, as propriedades agrícolas que margeassem o caminho para Rio Claro, ser conhecido por bairro, zona, rincão do Descalvado, isso é, do morro Descalvado. Assim na época os viajantes que se conduziam de Rio Claro para Araraquara deveriam dizer: Sigam o rumo do morro Descalvado.
E agora uma pergunta: Por que Morro do Descalvado? É ele assim tão desprovido de vegetação, como dá a entender o seu nome? Não. Até possui  ele cerrada vegetação em suas fraldas; o seu topo, porém, apresenta partes rochosas, o que lhe legitima a denominação de Descalvado, escalvado ou calvo. Fica destruída assim a afirmativa de que o nome de Descalvado provinha de suas terras serem de minguada vegetação, como antes se dizia, embora, no verbete Descalvado haja, também, a significação de terra de boas pastagens. Mas o nome de batismo de nossa terra não veio nem do fato de seu solo ser de vegetação escassa e nem de ostentar ele ótimas pastagens, ainda que destas possua muitas e magníficas, se não florescente não seria a sua pecuária, qual hoje é.


TOPONÍMIA DESCALVADENSE
(Dr. Jayme Regallo Pereira em 1958)
Os termos Descalvado, Rio Bonito e Pântano, tão conhecidos de todos nós e tão caros aos que aqui vivem, designam também outros lugares ou rios encontrados na carta geográfica paulista e até mesmo em diferentes estados do Brasil. Tal coincidência é igualmente encontrada em relação a muitos outros termos comumente empregados para a denominação de povoados, cidades e acidentes geográficos não só no Brasil, como em outros países. Não nos esqueçamos, por exemplo, do que ocorre com os nomes de velhas e tradicionais cidades inglesas cujos nomes foram dados a outras tantas e novas cidades norte-americanas, apenas precedidos do designativo New (Novo ou Nova), tais como, New York, New Haven, Bew Hampshire, etc. Pelo nome de Descalvado são também conhecidos pequenos rios que correm pelos  municípios de Iguape e Iporanga, neste Estado, e, como tal nome encontramos ainda um lugarejo perto de Capivari, no município de Campinas. Dois outros povoados com esse nome existem no estado do Paraná, localizados nos municípios de Ipiranga e São Mateus.  Um moro denominado Descalvado é encontrado no estado do Paraná. Provavelmente esse vocábulo tem sido ainda aproveitado como designativo de outras povoações e acidentes geográficos em diferentes estados na Federação Brasileira. (no estado de São Paulo próximo a Registro, existe outro povoado com o mesmo nome, uma rua na capital paulista, e uma enorme fazenda no norte do Mato-Grosso). O nome Rio Bonito é contudo mais encontradiço. 
Se Descalvado, por significar despido de vegetação, tem sido aproveitado com relativa freqüência na toponímia brasileira, o nome Rio Bonito é mais comum entre nós. Aos que nascem ou vivem ao lado de um curso d’água, sejam esses pequenos córregos ou rios mais caudalosos, sempre eles se nos afiguram de grande beleza, principalmente quando nos impressionam ao tempo de nossa meninice ou de nossa juventude, quando em suas águas quietas ou rumerejantes vamos buscar nos banhos ou nas pescarias uma satisfação para os naturais desejos de nossa idade. É então que todos esses cursos d’água se apresentam “bonitos” aos nossos olhos e principalmente ao nosso espírito. Natural, portanto que os chamemos de “bonitos” e por isso são eles encontrados a cada passo por toda a carta geográfica do Brasil. Minha meninice eu a passei num velho engenho banguê, às margens de um Rio Bonito, em Pernambuco, e tudo indica que a minha velhice se vai desenrolar também às margens de outro Rio Bonito, aqui em Descalvado, no estado de São Paulo.
Com o nome de “Bonito” encontram-se, somente em São Paulo, trinta e seis rios correndo por vários de seus municípios, sendo que nos municípios de Araçatuba e Piedade existem dois rios com esse nome e no de Tanabí nada menos do que três. O nome de Pântano, muito conhecido aqui em Descalvado com a pronúncia de Pantano (com acento na segunda sílaba), é também encontrado como designativo de cursos d’água em diversos municípios paulistas. Assim, por tal nome são chamados um córrego e um povoado à sua margem, no município de Assis. Correndo os rios pelas partes mais baixas, atravessando brejos, formam facilmente alagadiços ou pantanais, principalmente na época das chuvas e daí a freqüência com que o povo tem designado pelo nome de Pântano vários cursos d’água encontrados em nosso estado e possivelmente em nosso país. Araras, Bauru, Boa Esperança, Bragança, Piratininga e Salto Grande são outros municípios paulistas cortados por córregos ou ribeirões batizados com o nome de Pântano, havendo ainda uma serra com esse nome no município de Amparo e uma cachoeira com igual nome formada pelo rio Mogi-Guaçu, no município de Santa Rita do Passa Quatro. Achei interessante divulgar estes fatos relacionados com os nomes de nossa cidade e dos nossos rios principais. Meu intuito é todavia, o de chamar a atenção dos estudiosos para os assuntos relativos à nossa cidade e ao nosso município, sugerindo-lhes outras contribuições ainda mais interessantes e valiosas para o conhecimento de nossas coisas e de nossa gente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por sua agência nesta cidade, dispõe certamente de dados os mais curiosos nesse sentido e bem poderia divulgá-los para maior conhecimento de nossa toponímia.

Um comentário: